Anime DVD Covers
Quer fazer download das nossas capas? Então cadastre-se ou faça seu login!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Anime DVD Covers
Quer fazer download das nossas capas? Então cadastre-se ou faça seu login!
Anime DVD Covers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ergo Proxy [Cyberpunk, Suspense, Mistério, Ficção Científica]

Ir para baixo

Ergo Proxy [Cyberpunk, Suspense, Mistério, Ficção Científica] Empty Ergo Proxy [Cyberpunk, Suspense, Mistério, Ficção Científica]

Mensagem por Daniel S. Lima Sex Fev 25 2011, 13:18


Ergo Proxy [Cyberpunk, Suspense, Mistério, Ficção Científica] Ge9762

Nome: Ergo Proxy
Nome Original: エルゴプラクシー(Pronuncia-se:Erugo Purakushī)
Ano de Pordução:2006
Estudio: Manglobe


Sinopse:
A história começa numa cidade futurista chamada Romdo, construída para a proteção dos cidadãos após o apocalipse ambiental global. Nesta utopia, humanos e AutoReivs (andróides) coexistem pacificamente num ambiente de total controle. Os Autoreivs são separados em 'de companhia' ou 'Entourage' dependendo do seu papel.

Uma série de assassinatos cometidos por robôs e AutoReivs descontrolados infectados pelo vírus Cogito (que faz com que eles adquiram consciência) começa a ameaçar o delicado equilíbrio da ordem social de Romdo. Nos bastidores, o governo vem conduzindo experimentos secretos com uma misteriosa forma de vida humanóide chamada Proxy. Acredita-se que os Proxies (descritos como Semi-deuses e Imortais) sejam a chave para a sobrevivência da humanidade.

Os humanos na cidade crescem em úteros artificiais, no entanto isto parece ser mais uma forma de controle sobre a população do que uma necessidade absoluta. De tal maneira, quando uma nova pessoa é gerada, ela é feita para cumprir um propósito específico, assegurando o lugar desta pessoa na sociedade futuramente através de uma "raison d'être".

Em uma entrevista, Dai Satou descreve o projeto:

Se passa no futuro. Um grupo de robôs é infectado com algo chamado vírus Kojiro [sic], e se tornam cientes de sua própria existêcia. Então estes robôs, que eram simples ferramentas dos humanos, decidem se aventurar em busca de seus eus. Eles teem que decidir se o vírus que os infectou criou suas identidades, ou se eles ganharam suas identidades através de suas jornadas. Esta questão representa nosso próprio debate sobre se nos tornamos quem somos por causa do meio em que vivemos, ou se é uma coisa inerente em nós. Os robôs teem nomes de filósofos: Derrida e Lacan e Husserl.

– Dai Satō


Note que este parágrafo só toca em um dos temas de apoio da série e pode ter sido extraído de um rascunho prévio ou da idéia original que levou ao projeto, e não descreve apropriadamente toda a história. Por exemplo, o nome do vírus foi mudado de Kojiro para Cogito.


Trailer:

Spoiler:

Referencias:

* Os nome dos seguintes personagens foram baseados em filosófos: Husserl, Kristeva, Derrida, Berkeley, Deleuze e Félix Guattari.

* O primeiro episódio começa com uma citação da resposta de Michelangelo ao "Epígramo à Noite" de Giovan Batista Strozzi. A sequência de abertura do episódio 3 em diante mostra fragmentos dessa citação em italiano nos gráficos de fundo da montagem.

"Caro m' è 'l sonno, e più l'esser di sasso, Mentre che 'l danno e la vergogna dura: Non veder, non sentir, m' è gran ventura; Però non mi destar, deh! parla basso"

"Bem vindo seja o sono, mais bem vindo o sono de pedra. Enquanto o crime e a vergonha permanecem em terra; Minha grande sorte, não ver ou ouvir; Não me acordem - por piedade, falem baixo."

* No episódio 1, quando Vincent coloca leite no seu cereal de letrinhas, as letras flutuam soletrando "awakening" ("despertar").

* Dentro da câmara do regente Donov Mayer, as estátuas das duas figuras deitadas à direita são baseadas nas estátuas "Noite e Dia", de Michelangelo, localizadas acima da cripta de Giuliano di Piero de Medici, na Capela dos Médici, em Florença. No anime, a figura feminina (noite) representa a voz de Lacan, e a masculina (dia) a voz de Husserl. As estátuas à esquerda são baseadas na obra "Crepúsculo e Amanhecer", também de Michelangelo, colocadas acima da cripta de Giuliano di Lorenzo de Medici, também na Capela dos Médici. No anime, a figura feminina (Amanhecer) representa a voz de Derrida, e a masculina (Crepúsculo) a voz de Berkeley. Os nomes das estátuas, por sua vez, pertencem a dois grandes teóricos da psicologia e da filosofia, respectivamente: Lacan e Husserl. O primeiro era psicanalista,e ter sido chamado de noite pode ter alguma conexão com o inconsciente; enquanto que o segundo tem suas obras ditas como base da psicologia existencialista (ou fenomenologia existencialista), que tem uma visão mais clara, por assim dizer, dos eventos psíquicos.

* Os robôs (AUTOREIVs) do anime possuem um aplicativo de nome Turing, que pode ser ligado e desligado, permitindo a conversa normal entre humanos e andróides. O nome foi dado em homenagem à Alan Mathison Turing, um dos grandes teóricos da computação e da inteligência artificial, que criou o Teste de Turing, um teste de inteligência artificial.

* O episódio 14 tem o título Ophelia. Ophelia é uma pintura de John Everett Millais, que retrata o suicídio da personagem de Hamlet, em um lago.
Imagem de Comparação

* O tema de encerramento "Paranoid Android" da banda inglesa Radiohead tem relação direta com alguns aspectos do anime, como andróides adquirindo livre-arbítrio (AUTOREIVs infectados com o vírus cogito, como o próprio anime cita, adquirem "alma"). O fatos dos AUTOREIVs infectados desrespeitarem a mais importante lei da robótica e atacarem os humanos, refere-se principalmente a uma passagem de Paranoid Android que diz: "quando eu for rei, você será o primeiro contra a parede...". A música "Paranoid Android" faz referência ao robô maníaco-depressivo, Marvin (O Guia do Mochileiro das Galáxias), com sua extrema inteligência e paranóia, ele passa a desprezar a vida e principalmente, os seres humanos. Sendo assim, o anime faz uma alusão, através da música, à contaminação dos AUTOREIVs, ao modo como eles agem após a contaminação.

* A palavra 'cogito' é um verbo latino, conjugado na 1ª pessoa do presente do indicativo, que significa 'penso'. Conhecida pelo ditado "Cogito, ergo sum: Penso, logo existo". Provavelmente, a palavra 'Ergo' surgiu desse mesmo ditado.

Fonte: Wikipedia
Daniel S. Lima
Daniel S. Lima
Cover Maker
Cover Maker

Masculino Mensagens : 459
Data de inscrição : 20/11/2010
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

http://daidaman.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ergo Proxy [Cyberpunk, Suspense, Mistério, Ficção Científica] Empty Re: Ergo Proxy [Cyberpunk, Suspense, Mistério, Ficção Científica]

Mensagem por Convidado Seg Mar 21 2011, 13:01

ainda não vih esse anime , mas pela sinopse deve ter algo de interessante ;D
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos